PÃO DE HAMBÚRGUER CASEIRO

Encontrei esta receita na internet num dia que estava querendo lanchar hambúrguer, mas com uma preguiça danada para sair de casa e comprar os pães.

Foi um dia maluco. Fiz a massa, modelei os pães e deixei descansando para crescer. Após alguns minutos, recebi um telefonema e tive que sair as pressas. 

Para vocês que são íntimos, acho que não tem problema contar que foi o dia que minha mãezinha partiu. O telefonema era do hospital. Foi uma loucura. Além de receber a notícia, uma motoqueira colidiu com meu carro bem na hora em que eu estava saindo do hospital. Foi tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que eu cheguei a pensar que estava sonhando.

Enfim, depois de resolver tudo, cheguei em casa e tive a surpresa. Depois de ficarem mais de cinco horas descansando, os pães estavam enormes. Assei-os e foi o maior sucesso. No dia seguinte aquele assado recebeu vários nomes: pão de hambúrguer, pão caseiro, bolo salgado, pãozão...Mas uma coisa ficou bem clara: ficou uma delícia. É por isso que estou compartilhando a receita com vocês.

INGREDIENTES
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
2 tabletes de fermento biológico
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de água
2 colheres (chá) de sal

MODO DE FAZER

Dissolva o sal, o açúcar e o fermento na água.
Em outro recipiente, junte a farinha, a margarina e a água com fermento, sal e açúcar. Misture bem, até formar uma massa.
Sove a massa por, mais ou menos, 30 minutos. Durante a sova, quando a massa começar a grudar nas mãos, polvilhe um pouco de farinha. A massa deve ser sovada até ficar lisa e não grudar nas mãos. Se necessário, vá adicionando farinha, até que chegue no ponto.
Modele os pães e deixe a massa descansar por uma hora em um tabuleiro untado com margarina e farinha e que possua laterais altas, para o pão não esparramar e poder crescer.
Preaqueça o forno de 150ºC a 200ºC.
Use uma proteção, que pode ser uma outra forma maior, para que o pão não queime na parte de baixo. Coloque a forma untada dentro da outra maior e leve ao forno por 50 minutos, a 180ºC.

Esta quantidade de massa rende 8 pães.

Vou ficar devendo a foto para vocês. Mas sugiro que façam.

Receita original