ROBALO COM PURÊ DE BANANA



Ingredientes:

250g de robalo
2 bananas nanica
1 caldo de legumes
4 dentes de Alho
6 cebolas chalota
1 garrafa de vinagre de xerez
300g de açúcar
1 garrada de vinho branco
1 folha de louro
500ml de creme de leite
50g de manteiga
150ml de azeite de oliva
1 cebola
200g de bacon
Salsa picada a gosto
Sal a gosto
Pimenta-branca a gosto
Noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Molho de Vinho: pique as cebolas em brunoise, refogue no azeite de oliva com uma folha de louro. Quando estiverem transparentes, adicione o vinho branco e deixe evaporar até 1/3 do líquido, depois acrescente o creme de leite. Finalize com sal, pimenta-branca e noz moscada.

Chalotas Cítricas: faça um molho caramelado com 150g de açúcar, 300ml de vinagre de xerez e 50ml de água. Derreta o açúcar na panela até obter a cor marrom e adicione o vinagre de xerez e a água em fogo baixo. Misture bem e adicione as chalotas para que elas possam absorver o sabor.

Purê de banana nanica: corte a banana, a cebola, o alho em brunoise e o bacon em cubos. Refogue a cebola e o alho no bacon até dourar, adicione a banana fazendo-a suar um pouco para então adicionar 1/2 concha de caldo de legumes. Finalize com sal, pimenta, 50g de manteiga e salsa picada.

Robalo: tempere-o com sal e pimenta-branca a gosto. Em fogo médio, grelhe por 2 minutos e meio cada lado do peixe. Depois de grelhado, descanse o peixe no forno por 5 minutos a 200ºC.
Sirva o robalo com o molho de vinho branco, purê de banana nanica e as chalotas cítricas.