PURÊ DE BATATA - VARIAÇÕES

INGREDIENTES
1 kg de batata
3 colher(es) (sopa) de manteiga
quanto baste de sal
quanto baste de leite quente

MODO DE FAZER
1 - Coloque as batatas para cozinhar, com casca e com uma pitada de sal.
Cubra com água até cerca de 1 dedo acima das batatas, deixando ferver, até que estejam macias.
2 - Utilizando o espremedor de batatas, utensílio indispensável numa boa cozinha, amasse-as, sem descascar e com cuidado para evitar que fiquem encaroçadas.
3 - Antes de colocar outra batata no espremedor, retire a casca que ficou dentro do recipiente com a ajuda de um garfo.
Observe que assim é bem mais fácil: casca para um lado e batata para o outro.
4 - Coloque a massa obtida, ainda quente, em um prato fundo ou tigela juntamente com a manteiga e o sal.
Com o auxílio de um garfo, amasse delicadamente e vá colocando leite quente aos poucos, até que o purê fique na consistência desejada.

VARIAÇÕES:
1 - Você também pode cozinhar as batatas descascadas. Nesse caso, coloque um pouco de sal na água e observe a qualidade das batatas, pois elas podem reter muito líquido. Na dúvida, cozinhe com casca.

2 - No lugar de colocar a margarina ou manteiga direto na massa de batata, leve-a ao fogo na panela e frite ali um dente de alho picado. Dá um sabor diferente ao purê e fica ótimo para servir com peixe.

3 - Para decorar o seu purê, salpique com salsa picada.

4 - Algumas receitas sugerem que se junte ao purê, já na consistência desejada umas 2 ou 3 gemas.

5 - Experimente fazer o purê normalmente, deixando-o mais duro do que o ponto que o aprecia e acrescente um pouco creme de leite. Depois, salpique queijo prato ralado, por cima.

6 - Cozinhe espinafre, refogue-o na manteiga e cebola ralada, ou como seu costume. Num refratário, coloque o espinafre refogado, cubra com o purê e salpique com bacon tostado, bem sequinho e moído com as mãos. Leve ao forno alto por uns 15 minutos, mais ou menos, até que doure por cima.

7 - Lave um maço de mostarda ou couve nabiça. Escalde, esprema bem e pique. Refogue no alho e óleo. Coloque num refratário, salpique queijo ralado ou bacon na forma indicada acima. Leve ao forno para dourar.

Da internet